top of page
António Monteiro
antónio.jpg

Frequentou o Curso de Administração Autárquica pelo Centro de Estudos de Formação Autárquica, em 1999, o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores pela Formalgarve, em 2004, o Curso de Técnico Profissional de Arquivo ministrado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas em 2004. Licenciado em Assessoria de Administração em 2011 e com mestrado em Ciências Documentais – ramo Arquivo em 2014, pela Universidade do Algarve. Funcionário da Câmara Municipal de Tavira desde 1998, desempenhando funções no Arquivo Municipal de Tavira (AMT) desde o ano de 2000 até à presente data. As principais atividades e responsabilidades desenvolvidas são o apoio e execução de tarefas inerentes à Gestão Integrada de Arquivos. No âmbito da arquivística nacional, foi preletor e moderador em diversos Congressos Nacionais, Encontros Municipais e formações sobre a temática. É membro fundador da Rede de Arquivos do Algarve. 

Tiago Barão
Fotografia_Tiago_Barão.jpg

Nasceu em Faro a 15 de novembro de 1978. Licenciou-se em Ciências Documentais e Editoriais, no ano de 2009, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, na Universidade do Algarve e é Pós-graduado em Ciências Documentais, no ramo de Arquivo, desde 2010, por essa mesma instituição.

É trabalhador do Município de Faro, desde o ano de 2001, onde desempenhou funções na área da fiscalização municipal até 2009 e em 2010, passou a desempenhar funções na área do arquivo, como Técnico Supe­rior, actualmente é Chefe de Unidade de Arquivo e Documentação.

Em representação do Município de Faro foi membro fundador da Rede de Arquivos do Algarve e inte­gra alguns grupos de trabalho dessa mesma Rede.

Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto: a experiência no Algarve 

A apresentação da comunicação intitulada “Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto – A Experiência do Algarve”, tem por finalidade a apresentação, fases, operacionalização e resultados do projeto desenvolvido no Algarve, no âmbito da salvaguarda e valorização dos arquivos das associações, e que contou com a participação de 14 câmaras municipais do Distrito de Faro e da Rede de Arquivos do Algarve (RAalg). 

Pretende-se ainda através dos resultados do referido projeto promover a partilha de experiencias, no âmbito do universo associativo, refletir sobre a situação atual deste tipo de arquivos e tentar suprimir as lacunas e dificuldades que as Associações têm em reunir, preservar, organizar e difundir os seus espólios documentais. As dificuldades detetadas são preocupantes, pois encontram-se se em risco valiosos espólios documentais que dão a conhecer a História Local e Regional, uma vez que as Associações tiveram e continuam a ter um papel fundamental na dinamização cultural, desportiva e recreativa dos nossos concelhos através da mobilização dos seus associados.

bottom of page