top of page
Vera Gonçalves
Dra Vera.jpg

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas variante de Estudos Portugueses, no ano de 2002, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e Pós-graduada em Ciências Documentais, ramo de Arquivo, desde 2010, pela mesma instituição. 

Detentora do Curso Técnico Profissional de Arquivo ministrado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em 2004. 

Funcionária do Município de Silves, desde o ano de 2005, com a categoria de Técnica Superior de Arquivo, onde é responsável pelo tratamento arquivístico da documentação que se encontra à guarda do Arquivo Histórico Municipal de Silves, bem como pela elaboração da exposição “Documento do Mês”, exposta mensalmente no edifício dos Paços do Concelho. 

Enquanto funcionária da Câmara Municipal de Silves, para além da implementação de procedimentos arquivísticos, participou na organização do Arquivo da Repartição de Finanças de Silves e na organização de dois arquivos paroquiais: Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves e Arquivo da Paróquia de S. Bartolomeu de Messines. 

Fez parte da comissão instaladora da Rede de Arquivos do Algarve e é representante do Município de Silves na referida Rede.

Paulo Mariz
foto_Pauolo Mariz.jpg

Formado em História pela Universidade de Évora, Pós-graduado em Ciências Documentais, especialização em Arquivos pela Universidade de Évora e Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade do Algarve. Tem ainda formação técnica na área dos arquivos e da contabilidade. Exerceu funções na Câmara Municipal de Albufeira e, desde 2005, integra o Arquivo Distrital de Faro. É formador na área dos Arquivos e do Marketing na sua vertente de CRM. É atualmente técnico superior do Arquivo Distrital de Faro onde, para além das suas funções, investe na área da gestão do relacionamento com o cliente e na difusão educativa e cultural.

A implementação do Arquivo da empresa Águas do Algarve, S.A.  - Organizar  o passado, tratar o presente e preparar o futuro

A empresa Águas do Algarve, S.A., dada a natureza e missão, tem uma implantação geográfica ampla com infraestruturas diversificadas. Essa dispersão espelha-se na produção documental de cada serviço, com documentos gerados ou recebidos nos seus espaços de implantação que vão acumulando próximo de si, em locais preparados para o efeito, com o objetivo de recuperar informação enquanto a documentação está no seu período ativo. 

O arquivo das Águas do Algarve encontrava-se espalhado por vários espaços, no entanto, alguma documentação mais antiga foi remetida por esses serviços para um espaço dimensionado para receber o arquivo da empresa, nomeadamente a documentação mais antiga em estado semiativo ou inativo. Este arquivo situava-se nas instalações da ETA de Tavira, encontrava-se esgotado e não possuía capacidade de expansão, sendo, então, necessário a adaptação de um novo espaço de arquivo. 

Ao nível do estado de conservação encontrava-se na sua generalidade acondicionado em dossiês e capas distribuído em estantes metálicas, fixas e compactas, ficheiros de madeira e móveis arquivadores de plantas. O estado de organização insipiente e a sua dispersão não permitiam a recuperação ou sequer determinar as datas extremas e a extensão da documentação. 

Esta intervenção era urgente e necessária pois a empresa dispunha de um espaço onde se acumulava uma massa documental acondicionada sem a observância dos requisitos arquivísticos mínimos necessários para o apoio de uma gestão transversal eficiente e que gerasse valor para os diversos stakeholders. 

Este projeto teve como propósito, em primeira instância, realizar o tratamento arquivístico da massa documental acumulada nas instalações da Águas do Algarve S.A., e num segundo momento dotar a empresa de um Arquivo Central funcional que respondesse às suas necessidades de acondicionamento, preservação, recuperação e utilização de informação documental. Desta forma, a empresa passaria a dispor de um espaço de arquivo capaz de responder às necessidades de gestão integrada da informação da Instituição. 

Os objetivos delineados foram alcançados, dotando-se a empresa de um Arquivo Central que concentra a documentação semiativa e inativa da organização.

bottom of page